Sexta-Feira 13 parte 8: A origem do ódio

sábado, 9 de outubro de 2010

No último mês de agosto foi publicado aqui no NDM um humilde especial com a intenção de prestar uma homenagem à cinessérie Sexta-Feira 13, tão adorada por mim e centenas de outros fãs do cinema de horror. Um dos pontos que acabou gerando certa polêmica foi a pequena lista de seis posições a respeito de algumas situações absurdas que aconteceram na franquia, tendo como primeiro lugar o filme Sexta-Feira 13 parte 8: Jason ataca em Nova York.

A maioria das pessoas considera Jason Vai Para O Inferno: A Última Sexta-Feira como o ponto mais baixo da série, mas eu continuo contra a correnteza afirmando categoricamente que nada que tenha sido feito com relação ao nosso amigo Jason Voorhees foi tão ruim, pobre e sem sentido do que o oitavo capítulo. Este artigo serve para demonstrar definitivamente as razões que me levaram a chegar a essa conclusão. Prometo que após isso não volto mais a falar a respeito do assunto.

Preparados? Então senta que lá vem história.

Fogo Eterno x Manhattan

Longe de mim querer bancar o advogado do diabo. Sexta-Feira 13 parte 9 é sim uma bela de uma bomba nuclear e uma mancha no currículo do famoso assassino mascarado. Entretanto, o nono capítulo da série ainda possui alguns pontos que superam de longe a oitava parte. Dentre esses fatores destacam-se o bom trabalho na parte de efeitos e maquiagem que presenteou a produção com cenas de morte visivelmente aprimoradas, além das inúmeras homenagens feitas a alguns filmes de terror embutidas ao longo da narrativa.

Sim, por mais estúpido que possa soar, a maioria das ideias deturpadas da parte 9 são citações “honrosas” a outras obras. Jason ganhou uma irmã e uma sobrinha, tal qual o psicopata Michael Myers de Halloween e também a capacidade de trocar de corpos, como o extraterrestre em The Hidden. Na casa da família Voorhees existe uma caixa idêntica àquela que guardava a selvagem criatura do segmento “The Crate”, de Creepshow, e também uma cópia do Necronomicon - o livro dos mortos criado por H.P.Lovecraft que aparece no clássico Evil Dead. Sem contar a mão de Freddy Krueger surgindo na cena final.

A verdade é que mesmo sendo praticamente impossível tentar incluir a história de Jason Vai Para O Inferno na cronologia da série, ainda assim dá até para se divertir um pouquinho - ênfase no “inho” - se você resolver utilizar a velha técnica de dizer para si mesmo: “Eu estou prestes a assistir a uma bobeira sem tamanho. Deste modo, irei desligar todos os meus pensamentos críticos e tentarei aproveitar da melhor forma possível estas quase duas horas perdidas da minha existência”.

Já no caso de Sexta-Feira 13 parte 8, nem mesmo uma completa involução cerebral ao estado Homo Erectus deve se mostrar eficaz em impedir que você passe por uma crise de fúria com o festival de absurdos que lhe é apresentando. Trata-se de um filme com 95 minutos do qual o único proveito que se tira consiste em duas ou três cenas, que juntas não correspondem a 10% da duração total do negócio. E estas pequenas passagens só valem a pena por serem engraçadas. Sério, dá para resumir tudo o que esta abominação tem de interessante em apenas alguns minutos. Para falar a verdade, qualquer um com um pouco de tempo sobrando consegue facilmente fazer um 5 second movie a respeito deste filme. Até eu.

Não acredita? Pois espie só:

Sentiu o drama?

Uma olhadela no ridículo

Se você é um fã da franquia - o que se subentende que sim, visto que ainda não fechou o navegador e foi fazer algo melhor – tente dar uma resposta para as perguntas abaixo, em ordem cronológica:

O que uma pessoa normal teria na cabeça para querer passear com um aconchegante barquinho dentro de um simples lago?

O que leva uma companhia de energia elétrica a passar um enorme cabo de alta tensão submerso por esse mesmo lago?

Por mais que correr para locais estranhos e pouco seguros seja um clichê comum dos slasher movies, o que diabos alguém teria na cabeça para resolver se enfurnar dentro de um compartimento de carga ao invés de pular na água e sair nadando em direção a floresta logo ao lado?

Analise a sequência abaixo:

Reconheceu o barquinho? Então, três perguntinhas básicas:

  1. Crystal Lake alguma vez teve montanhas ao seu redor?
  1. Crystal Lake alguma vez aparentou localizar-se em uma cidade portuária?
  1. Crystal Lake alguma vez teve barcos ou navios navegando em sua superfície?

Resposta para todas as questões acima: MAS É CLARO QUE NÃO, CACETE!

Nos filmes anteriores, onde é que este bando de estudantes de Crystal Lake se escondia que nunca apareceram?

O que deu na cabeça do Jason quando ele decidiu passar a noite embaixo d’água para invadir um navio pela manhã?

Por que será que o Jason prefere caminhar sorrateiramente pelo interior do navio ao invés de passar a faca em geral logo de uma vez? E como ninguém consegue notar a presença de um sujeito enorme, putrefato e com uma máscara de hockey no rosto?

De onde surgiu este “garoto Jason fantasma” que conseguiu fazer até o cachorro da protagonista dar no pé de medo?

  Samara Begins?

A rajada de balas no defunto

Meu caro leitor, creio que se continuarmos seguindo adiante tentando encontrar respostas para tamanha imbecilidade – de um lago para Nova York, alguém? – ficaríamos aqui por um bom tempo. Esses argumentos foram mais que suficientes para demonstrar que esta oitava parte da franquia Sexta Feira 13 representa o fundo do poço se comparada a todas as outra produções.

Como exemplo supremo, peguemos o “susto” final. Claro, faz parte da cartilha pregar uma peça no espectador. Quando você acredita que está tudo bem, que o mal se foi e que só nos resta respirar aliviados, eis que surge a melindrosa câmera se aproximando e dando a entender que algo ruim ainda irá acontecer, mas tudo para mostrar…

Agora me responda como, por Odin, COMO este cachorro conseguiu sair de dentro de um navio que naufragou para então seguir até Nova York e ainda encontrar a sua dona no meio de uma megalópole?

Sugestões?

Se mesmo assim você vier a nutrir uma opinião contrária, fique a vontade em compartilhar o seu ponto de vista. Eu adoraria saber. Principalmente se você conseguir arrumar algumas justificativas para colocar essa tranqueira em um patamar um pouco acima do que eu tenho em mente.

14 comentários :

Antonio César disse...

Continue com os textos. Nunca tinha parado para pensar realmente o quanto Jason vai para o Inferno é melhor que Jason ataca em Nova York. Muito bom.

Samantamodesto disse...

Olá meu amigo !

Olha, nunca assisti, pois não vou muito com a cara dele hehe Mas vou te contar, a sua argumentação foi perfeita, até eu me convenci !
Arrasou !
Grande abraço !

Edu Aurrai disse...

Opa, valeu Antônio!

Edu Aurrai disse...

Oi Sam!

E olha que ainda faltou muita coisa. Sério.

Roquenrow disse...

Hahaha!
Que demais, cara..

Acho que o pior desses filmes, é que SEMPRE o cara vai ressuscitar no final.
Mesmo se ele for QUEIMADo e picado EM PEDACINHOS e logo depois queimado mais um pouco.
Ele sempre irá ressuscitar.

Luis disse...

Unica coisa que presta nesse filme é a trilha sonora

Flavio disse...

Gostei bastante do texto, muito detalhado e embasado...

Só acho que nem só de horror vivem os fãs de Jason, tem tambem o lado trash comico que atrai, pelo menos a mim.

Edu Aurrai disse...

Ow Flavião, valeu a visita e a opinião. Da qual eu concordo, mas nesse filme bixo, foi tanta idiotice que até a parte engraçada perdeu a graça.

Diego disse...

Tipo, o pessoal vai pra maior cidade do mundo onde qualquer um pode se perder e existem vários esconderijos e muitas pessoas e mesmo assim ele consegue pegar todos... ANDANDO!

jason ufc disse...

bom para quem não conhece a franquia esses comentarios passam batido porque mesmo tendo algum erro como todo filme tem a maioria ai tem explicação não cabe a mim dizer aki mais tem !! muit a balelaa ae isso isso filmaçoo

Fernando_ufc disse...

      Eu concordo com sua argumentação pois é uma cidade enorme, e é quase impossivel .
      mas mesmo assim a maioria dos filmes do jason são muito bons

Hedon Pavan disse...

larva?pelo poster do filme o cara aprisiona uma anaconda dentro da mascara..eeeeeeee se for puxar muito fundo nenhum dos filmes da saga 13thfriday tem lógica, um dos piores da lista..ta também o JASON X..tosqueira..bom vcs aew dizem que a histora conta que ele morre mesmo no 4]ou 5?]mais na verdade Jason É ZUMBI dsdo 1o...a explicação de correr..ISSO ÉQ VIRA INTRIGANTE

Wagner disse...

na verdade não é o personagem em si ,...mas oque fazem com ele   é a mesma coisa que pegar o tiririca e dizer que vão fazer um filme de terror com ele .......esse negocio de Jason, numa cidade grande não tem nada a ver

Antonino Queiroz Filho disse...

Eu gosto desse filme. Algumas coisas que você falou tem sentido mas toda a série é cheia de coisas sem nexo, culpa dos roteiristas que variavam de filme pra filme.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2016. Ninho da Mente