Já faz algum tempo desde que tive a ideia para este post, porém a velha preguiça sempre me impedia. Acontece que eu recebi um pedido muito especial para escrever um artigo justamente a respeito de cinema envolvendo música e, claro, algo assim não se pode negar.
A tradição do NDM é o Top com seis posições, porém o assunto é tão bacana que não me deixou outra alternativa senão fazer no mínimo um Top 10. Só advertindo que esta é uma seleção que conta apenas com cenas famosas abrilhantadas por músicas famosas, descartando as clássicas trilhas autorais.
Também não fazem parte as sequências onde os personagens interagem diretamente com a canção. Sendo assim, cenas como a apresentação de “Johnny B. Goode” em De Volta Para o Futuro infelizmente terão que ficar para outro Top.
Mais um lembrete, os vídeos estão cheio de spoilers a respeito dos filmes, portanto se você não conhece a obra em questão assista por sua conta e risco.
Estamos combinados? Simbora para o nosso Top 10: Músicas Famosas em Cenas Inesquecíveis.
Número 10: O Pestinha – It’s My Party
Quem nunca assistiu a este filme em uma sessão da tarde da vida que atire a primeira pedra. A nossa cena se trata do endiabrado Junior Healy tocando o terror em uma singela festa infantil ao som de “It’s My Party” na voz da cantora Lesley Gore. A canção se tornou um hit em 1963 e ficou tão famosa que o refrão “It’s my party and cry if I want to” acabou entrando para o vocabulário do povo norte-americano.
Número 9: Rocky III - Eye of Tiger
Esta música tornou-se mais famosa na cultura popular do que o próprio filme ao qual faz parte. Gravada pela banda Survivor em 1982, “Eye of Tiger” passou a ser executada em diversos eventos esportivos daí então. Diz a lenda que ela foi encomendada pelo próprio Sylvester Stallone, visto que o mesmo não havia conseguido os direitos sobre a canção “Another One Bites the Dust” do Queen. Ainda bem, não?
Número 8: Um Lobisomem Americano em Londres - Bad Moon Rising
Ícone dos filmes sobre criaturas licantrópicas, Um Lobisomem Americano em Londres possui uma sequência onde o personagem David Kessler começa a notar alguns sintomas estranhos sentindo que algo muito ruim está prestes a acontecer com ele. No meio desta paranoia nós ouvimos a clássica “Bad Moon Rising”, som de 1969 do Creedence Clearwater Revival. Mais perfeito impossível.
Número 7: Ghost - Unchained Melody
“Unchained Melody” foi originalmente lançada em 1955 por Alex North e tornou-se mundialmente conhecida dez anos depois através do The Righteous Brothers. O romance além da vida entre Molly e Sam será eternamente lembrado pelos casaizinhos apaixonados mundo afora graças a esta cena, considerada uma das mais belas cenas de amor da história do cinema.
Número 6: Watchman – The Times They Are a-Changin’
A controversa adaptação cinematográfica da aclamada HQ Watchman pelas mãos do diretor Zack Snyder dividiu opiniões. Entretando, algo que a maioria concorda é que a sequência dos créditos iniciais ao som da canção “The Times They Are a-Changin’” do eterno Bob Dylan foi uma jogada de mestre. A música é a faixa título do terceiro álbum de Dylan, lançado em 1964.
Número 5: Butch Cassidy - Raindrops Keep Fallin’ on My Head
“Raindrops Keep Fallin’ on My Head” foi gravada por B.J. Thomas e escrita pelo pianista Burt Bacharah em 1969. Mesmo quase tendo sido cortada da montagem final, a cena da bicicleta em Butch Cassidy acabou ficando marcada no imaginário popular, tanto que foi homenageada e parodiada por diversas vezes. Austin Powers, Homem Aranha e até mesmo Os Simpsons já fizeram alusões ao tema.
Número 4: Rejeitados pelo Diabo – Freebird
Este filme é considerado por muitos como o melhor trabalho no currículo do polêmico músico e diretor Rob Zombie. Goste ou não do sujeito, não se pode negar que Rejeitados pelo Diabo possui uma das sequências finais mais fantásticas já feitas. O fatídico destino da família Firefly é algo digno de se ver. E tudo embalado pela clássica “Freebird “do Lynyrd Skynyrd, canção lançada em 1973.
Número 3: A Primeira Noite de um Homem – Mrs. Robinson e The Sound of Silence
A Primeira Noite de um Homem foi o filme responsável por catapultar as carreiras do ator Dustin Hoffman e da consagrada dupla folk Simon & Garfunkel. Várias canções deles são executadas durante a obra, porém a sequência final ao som de “Mrs. Robinson” e “The Sound of Silence” é simplesmente inesquecível. Ela foi parodiada no filme Quanto Mais Idiota Melhor 2, que logo ganhará um especial por aqui.
Numero 2: Donnie Darko – Mad World
Sim, esta música já esteve presente em outra das listas aqui do Ninho da Mente, mas com certeza merece estar aqui também. Sequência final fantástica de um dos melhores filmes da última década. Talvez quem nunca tenha assistido não sinta o impacto que a cena causa, mas, meu amigo, vá por mim, é forte. A música se chama “Mad World”, cover do Tears for Fears na voz do cantor Gary Jules.
Número 1: Apocalypse Now – The End
E chegamos a nossa primeira posição. Cá entre nós, dispensa apresentações. O lugar mais alto do pódio vai para a cena de abertura do clássico Apocalypse Now do diretor Francis Ford Copolla, que tem como tema a não menos clássica canção “The End” da banda The Doors. A música foi lançada no álbum de estreia do Doors, homônimo, em 1967.
E aqui termina mais um Top do Ninho da Mente. Levando em consideração que esta não é uma lista que represente quaisquer aspectos relevantes, teóricos ou coisa que o valha. É apenas uma lembrança pessoal de um amante do cinema, assim como você. Então, aproveite para deixar a sua própria seleção aí nos comentários. Será muito bacana conhecer.
Obrigado a todos que acompanharam e até a próxima.