Revolution 9: A música mais assustadora de todos os tempos?

quinta-feira, 17 de março de 2011

“Number 9…  Number 9…  Number 9…  Number 9…”

Eu juro que queria pensar em algo construtivo e bacana para comentar neste post de retorno depois de tanto tempo ausente do NDM, mas confesso abestalhado que estou há horas sentado na frente do Word e não sai porra nenhuma de interessante. Então, esqueçamos as formalidades e sigamos direto ao assunto.

Muita gente já tachou os Beatles de serem pioneiros em diversas áreas da musica, coisa que leva a outra discussão à parte. O engraçado é que nem todos se atentam que eles também foram responsáveis por uma das primeiras canções mainstream que meteu medo em quem estava escutando. Sério, da maioria dos meus amigos beatlemaníacos, são poucos os que colocam “Revolution 9” no patamar de obra musical ou coisa que o valha.

Por incrível que pareça, a maioria sente mesmo é pavor da décima segunda faixa do famoso Álbum Branco dos FAB 4. Embora ela realmente tenha sido idealizada na intuição de ser uma obra avant-garde, quase ninguém consegue entender o que diabos John Lennon tinha cabeça quando gravou a faixa. Ou mesmo os outros Beatles e a equipe técnica, que toparam incluí-la no disco.

O fato é que “Revolution 9” se assemelha a tudo, menos a uma música. No mais, não passa de um monte de colagens e experimentalismos de estúdio, que se ouvida por uma pessoa desprovida de equilíbrio emocional, pode causar consequências das mais diversas.

Para quem não conhece, acompanhe a famigerada canção:

Sentiu o drama? Pois é. Eu conheço gente que não tem coragem de ouvir esse negócio sozinho no escuro. Juro que a primeira vez que tive contato, a lembrança que me veio na cabeça foi justamente um pesadelo onde acontece um monte de coisas estranhas e você não faz ideia do que possa vir pela frente.

Inclusive, me lembro de ter visto aquele filme “O Chamado” e quando a cena da fita amaldiçoada estava passando pela tela, na hora me lembrei da nossa amiga “Revolution 9”. Resolvi até juntar os dois, fita e música, em um só vídeo só para ver que bicho que dava e, confesso, ficou deveras perturbador.

Confira:

Por fim, “Revolution 9” ainda possui diversas controvérsias, inclusive tomando parte no relato do doidão Charles Manson, que dizia receber “inspirações divinas” vindas do Álbum Branco dos Beatles. Segundo o nosso serial killer, “Revolution 9” seria nada menos do que os sons que ouviríamos durante o apocalipse.

Fora que por aí tem alguns malucos com um tempo sobrando que resolveram fazer um “backmasking” da canção, sabe? Aquelas viagens que as pessoas tem de estarem ouvindo mensagens satânicas nas músicas caso elas sejam tocadas ao contrario? Pois então, ATÉ isso já fizeram.

Embarque na viagem:

Para mim “Revolution 9” não fede e nem cheira, acho até interessante e não pulo a faixa quando estou ouvindo o White álbum, mas eu realmente conheço gente que não pode nem ouvir falar da canção.

E você estimado leitor, o que pensa a respeito? É tudo isso mesmo? É uma obra de arte? Ou apenas uma bobagem de quem não tem o que fazer?

Aguardo opiniões de depressivos e esquizofrênicos. E também de alcóolatras e viciados em drogas.

Para mais informações acerca da música, existe este artigo lá na Wikipédia.

25 comentários :

Marcelo disse...

Caralho vai toma no cú fdp como eu vou dormir agora??? LOL

@Skeleton1910 disse...

MUITO LOKO
PQP!

IUShdiuSAhdiuAShdiUAShdiuASHDA!

PQP

NEm quero ver o video ate o final para não correr perigo do meu celular tocar!

Naylinha ;* disse...

Olha, ela originalmente parece uma coisa desconexa.. e até tranquila de ouvir.. meio "psicodélica" e sem sentido...

Maas fiquei meio cabreraaa de ouvir ela ao contrário e pensar que serão os sons do apocalipse O.o

Será assim o final de 2012?! AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH

Rafael Rodrigues disse...

Bom, é um bom exemplo a se mostrar para os que não entendem porque os Beatles são tão cultuados até hoje...

Outro exemplo cláasssico é Helter Skelter... (não de assustadora, mas de precursora)

Gaby Molko disse...

Revolution 9, música maldita, sempre que escuto fico numa fissura que não consigo dormir, então os videos, só amanhã.
Mas de fato, sou daquelas que pula esta faixa, não gosto de ouvi-la, me deixa perturbada, desesperada, sei lá...
Só sei que é quase 1h da matina e vou ver desenho pra ver se esqueço dessa música... Céus >.<

Giovanni Santoro disse...

acho a música A Day In The Life tensa também
você fica mentalizando o acidente de carro e coisas assim (que alguns dizem ser do Paul rs) e ainda entram aqueles sons estranhos de mais de 20 segundos, duas vezes.
assustador haha

Rapha Lourenço disse...

este era john capaz de mexer com sua imaginação atraves da musica..

@DeCarliRocker disse...

Qual a coisa mais assustadora que você já ouviu?! - Minha resposta sempre foi "Revolution #9"!! Tem uma música do Creedence Clearwater Revival chamada Rude Awakening #2 que tem a mesma temática de #9. Acredito ter sido gravada como uma homenagem... ou o CCR devia almas para o mesmo demônio que os Beatles. ehehehehehe...

Maria Gabriela Costa disse...

não vejo nada de mais com a música, depois se vc for reparar beatles foi uma banda bem experimental, vejo isso como algo experimental, acho até legalzinha.

Ecapoli disse...

Então, isso nada mais é do que uma colagem que por sinal era muito avançada para época. Por isso só podia ter sido feita pelos beatles ( Jonh ).

Marcelo disse...

Muito merda MESMO

Mau disse...

Colagens em estúdio misturando sons reversos, sons misturados, empastados, sobrepostos, citações, bobagens, todo tipo de aproveitamento dos equipamentos.

Creio que Lennon queria chegar ao limite da criatividade e conseguiu!

Ricardo disse...

satanistas do inferno, john esta sentado no colo do capeta

Renver disse...

imagina misturar essa música com 2001 uma odisséia no espaço

LSD puro!!!!!!!

Amanda Pandora disse...

admito q pelo livro q eu li da entrevista com o Lennon, segundo ele, #9 não foi nada mais nada menos q ele querendo criar coisas novas e empastando coisas estranhas junto com a Yoko como forma de divertimento... Ele pro fim dos beatles criou uma fissura depois q conheceu a Yoko de se tornar um artista experimental louco, se atraindo por aquelas obras de artes estranhas das mais diversas, desde Marcel Duchamp até tda bizarrice de vanguarda... Mais confesso que é bizarro ver a Yoko falando do Satã de tras pra frente e que eu sempre pulo essa música... É literalmente a melhor trilha sonora de um pesado (e dos piores ._.), como o Rapha Lourenço disse "esse era o John Lennon, um cara que mechia com a imaginação das pessoas através da música!" (y)
*amanda pandora

Albuquerque 86 disse...

Nada se pode falar de tal música pois não se sabe qual o verdadeiro fim desta! Pense nas inúmeras possibilidades de mensagens subliminares escondidas em trechos dessa música!!! Na dúvida, eu nem escuto!!!

Alícia disse...

sou a unica q não sentiu nada quando escutei a música ?

Andre assunção disse...

droga!  perdi uma noitii de sono por causa dessa música e pq eu nem ouvi toda.

felipe disse...

revolution 9 me da arrepios, ela desperta sentimentos de medo.Enquanto lia a tradução da letra tudo me assustava cada barulho parecia ser uma "outra coisa".Paranóia certamente mais eu não gosto...porque diabos essa musica esta no album ?

Logado disse...

Pensava que era so eu que achava essa musica tensa hushasusahusa os sons no final são muito estranhos

Milla disse...

Revolution Number Nine, nada mais é do que uma mistura que o John fez com algumas canções e "barulhos" que a Yoko vinha trabalhando. Ele juntou tudo e fez a música. Não tem nada de satânico ou anormal. E sim,eles foram pioneiros em um monte de coisas. E de certa forma, por isso fizeram sucesso, era algo novo. Não se via nada semelhante pela Europa.

Luma Gomes disse...

Eu tbm pensava q fosse a única. Teve um dia q eu tava escutando e entrei em desespero, sei lá, é muito tensa!

Douglas disse...

sera que so fui eu que ouvi os 3 videos sem medo nem nada caramba em gente se voces realmente que ouvir musica de medo ouvi Tattered & Torn de Slipknot pra voces verem

Verônica Camargo disse...

Confesso que eu fiquei com medo :(

Douglas disse...

E tudo um bando de medroso essa musika e muito massa vei PQP coloka algo mais assustador que essa muica

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2016. Ninho da Mente