Spoiler ou não spoiler, eis a questão

quarta-feira, 16 de março de 2016

Batman Vs Superman

O filme está prestes a ser apresentado ao público. Quanto tempo é preciso para que comentar a respeito deixe ser “spoiler”?

Primeiramente, devo dizer que não concordo com spoilers inescapáveis. Do tipo, você abre a sua rede social preferida e, na primeira rolagem: PÁAAAA!!! Toma imagem na tua cara, FDP! Ou então algum comentário revelador em locais inapropriados, como uma página que em nada se refere ao assunto “spoilerado”. Para ser legal com todo mundo, onde há de se discutir a respeito, eu considero justo que o emissor da informação tenha a gentileza de avisar ao receptor que ele encontrará spoilers em determinado post/discussão.

Veja bem que usei o termo “inescapável”, e não “inevitável”. Como exemplo pessoal, eu fiquei fora da internet por praticamente uma semana antes da estreia de Star Wars: O Despertar da Força. Não queria saber absolutamente nada a respeito. Deu certo. Passei incólume. Na saída do cinema, postei a minha habitual primeira impressão, cuja frase de início continha o também habitual aviso de leves spoilers. Logo, a não ser que a informação seja jogada na sua frente, é plenamente possível escapar de spoilers. E isso para quem não gosta de saber detalhes sobre as obras antes de apreciá-las, pois há aqueles que curtem e há outros que pouco se importam.

A bola da vez é Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Aparentemente, pessoas que tiveram acesso a uma exibição prévia do filme resolveram mandar o embargo às favas e comentaram sobre pontos cruciais nos 4chans e Reddits da vida. Incluí-se aí, supostas imagens deveras reveladoras. Como é de praxe na internet, a coisa acabou se propagando por fóruns, fanpages, perfis pessoais, blogs e sites, o que causou certo burburinho a ponto de outros fóruns, fanpages, perfis pessoais, blogs e sites se manifestarem contra a galera que está comentando spoilers por aí. A parte curiosa, é que muitos dos revoltosos costumam, sem o menor pudor, espalhar informações a respeito de produções das mais diversas. Alguns mal esperam o dia de estreia e já me aparecem com textos, posts, imagens, tweets, memes ou derivados, com algum detalhe passível de “estragar” a experiência de alguém. E é aí que fico com a pulga atrás da orelha.

spoilers-spoilers-everywhere

Obviamente, não estou propondo que todos simplesmente se calem e esperem sei lá quanto tempo para produzir algo relativo, mas me parece no mínimo incoerente promover uma mini cruzada anti-spoilers quando é fácil ver publicações “spoilerentas” feitas por alguns desses paladinos, inclusive sobre outros assuntos além do cinema.

Pegando mais um exemplo pessoal, eu demorei um tempinho para ver Deadpool. Dessa vez, não estava tão preocupado em acabar conhecendo detalhes da trama. Logo na semana de estreia, eu topei involuntariamente com comentários e GIFs detalhando easter eggs e aspectos importantes do roteiro. Hoje, pouco mais de um mês depois, muita gente já não se faz de rogada em falar a respeito, tendo aviso de spoilers ou não. E olha que, até o momento, o filme ainda está em cartaz. Comum também é ler coisas do tipo: - ah, se não viu até agora, dane-se você.

DEADPOOL

Opa, espera um momento, em que ponto o negócio deixa de ser spoiler então? Quanto tempo leva? A “proteção” só vale para quem viu na semana de estreia? De preferência no dia? O spoiler de um filme vale menos que o spoiler de outro? A expectativa de uma pessoa vale menos que a expectativa de outra? Quando gera compartilhamentos e cliques, pouco importa se é spoiler ou não?

Como disse no início, considero no mínimo sensato avisar antes comentar algo que possa estragar a experiência de outrem. Agora, se a intenção é apenas panfletar para que não sujem o seu quintal, ou a troco de uma suposta empatia em busca de “likes”, creio que seja melhor rever os conceitos. Até me lembra uma famosa frase popular que diz: “egoísta é aquela pessoa que pensa mais si mesmo do que em mim”. Se o amigo considera que “só é spoiler até eu assistir (ou ganhar cliques)”, lamento, mas não se diferencia de quem estava soltando informações a torto e direito antes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2016. Ninho da Mente