Christopher Tolkien - o herdeiro do homem - e a The Tolkien Trust - fundação de caridade que gerencia a propriedade do finado J. R. R. Tolkien - chegaram a um acordo com a New Line Cinema, estúdio detentor dos direitos da trilogia Senhor dos Anéis e do vindouro O Hobbit, sobre o processo judicial lançado por Christopher alegando que os rendimentos que seriam de direito aos herdeiros do escritor pelos filmes da trilogia não haviam sido pagos.
Os valores não foram divulgados, mas a notícia remove a ultima barreira que poderia impedir o lançamento da adaptação do livro O Hobbit, cuja narrativa antecede a história de Senhor dos Anéis, em dois filmes produzidos por Peter Jackson e dirigidos por Guillermo Del Toro.
O próprio Jackson já processou a New Line por não ter recebido devidamente a grana pelos dois primeiros filmes da trilogia e também entrou em acordo com Robert Shaye, o cabeça do estúdio.
Sem contar outros dois processos movidos pelo produtor Saul Zaentz.
Caceta, senhor Bob Shaye, acho que vou mandar um processo contra a New Line pra ver ser eu faturo algum também...
Pode ser pela grana que eu desperdicei com Pesadelo Final: A Morte de Freddy. Sério. Já ficaria feliz em ter pelo menos esse trocado de volta. Corrigido, claro.
As filmagens começam no ano que vem, com Ian McKellen de volta como o mago Gandalf e os filmes devem estrear em 2011 e 2012.