Estava dando uma passada pelo Omelete – já reparou quanta gente usa essa frase como desculpa para começar um post? – e me deparei com uma nota acerca de dois cartazes dos vindouros novos filmes da agora franquia espanhola [REC]. Nas palavras do autor da notícia, Marcelo Hessel:
“Jaume Balagueró e Paco Plaza, os diretores de [REC] e [REC] Possuídos, vão dividir esforços para dar um fim à série. Plaza dirige sozinho [REC] Genesis e Balagueró assina [REC] Apocalypse - respectivamente, um prelúdio e uma continuação dos filmes já existentes. As produções estão sendo tocadas simultaneamente, e pôsteres teasers acabam de sair (agora em qualidade, depois de rodar a web em baixa resolução)”.
Enfim, vamos aos cartazes, de um clique para ampliar:
Bom, não é segredo para ninguém que eu vejo o segundo filme como uma das maiores decepções que já tive na vida, enquanto o original foi uma produção que me fez ficar com o coração na garganta. E tudo por culpa da “genial” reviravolta que resolveram assumir na continuação e que o distribuidor nacional fez questão de spoileirar logo no título.
Os pôsteres não mostram muita coisa. Um deles conta apenas com a luz da câmera, símbolo dos filmes, em um formato de gota de sangue. O outro apresenta essa mesma gota sendo espalhada pelos cantos. E com uma ligeira aparência de imagem 3D. Está ai o primeiro aspecto. Poderão ser dois filmes em três dimensões. Parece um pouco estranho, visto que [REC] é baseado na própria ação das câmeras e eu ainda não conheço gente que ande por ai fazendo videozinhos em 3D.
Vem a segunda indagação: o que diabos irão inventar para manter as pessoas filmando durante o desenrolar das histórias? Creio que não apostarão em um formato linear de cinema, como foi feito com A Bruxa de Blair 2, sendo assim já dá para ficar com um pé atrás no quesito roteiro. Outra, depois que o capiroto resolveu invadir o pedaço, para que nós vamos querer saber como tudo começou? Vão refilmar a Bíblia em [REC] Genesis?
Bem que ela podia voltar, não? Coisa fofa.
Seria interessante se tivessem continuado a usar a ideia do vírus em [REC] Possuídos. Do jeito que as coisas ficaram não me ocorre nada que já não tenha sido feito antes. Sim, é uma boa oportunidade para se redimir caso os criadores consigam se reinventar de forma magistral, embora eu duvide. E o filme final, [REC] Apocalypse, parece caminhar para se tornar um Resident Evil da vida, embora em um formato condizente com a franquia.
Sinceramente eu gostaria que eles voltassem a acertar. Resta-nos esperar e torcer para que Jaume e Paco tenham um surto de bom senso e voltem a nos brindar com filmes que ao menos cheguem perto do original, coisa que a primeira continuação não conseguiu.