Uma noite com grandes maestros

sábado, 23 de outubro de 2010

Sabe, hoje eu estou por aqui nesta madrugada de sábado sem nada para fazer. O que aliás, soa perfeitamente normal para o horário. Não, mentira, não estou totalmente perdido no tempo. Estou tomando uma lata da autêntica Brahma, aquela que todo mundo ama, e apreciando algumas canções maravilhosas que alguns dos grandes maestros deram de presente para o mundo. Mais precisamente relacionando-se a cinema. Como eu adoro falar comigo mesmo pensando que alguém está ouvindo, lá vou eu compartilhar os meus temas preferidos com vocês.

Eu sei que esse pessoal é mais conhecido que nota de um real, mas mesmo assim eu os convido a parar um pouco para apreciar a beleza destas canções, que tanto contribuíram para o sucesso de muitas obras. Fechar os olhos e sentir a música. Tem alguns minutos?

Bom, de início me peguei ouvindo um dos maestros mais renomados que já compôs tantas trilhas incríveis para o cinema. Me refiro a John Willians. Tem tantos temas inesquecíveis deste cara não? Mas sabe, ouvindo vários deles, não sei por que, talvez por nostalgia, este é meu preferido:

Cara, ter uma banda com cinco pessoas já é um trabalho desgraçado, imagina como deve ser reger uma orquestra? É, eu não faço ideia, afinal, não tenho esse talento. Mas deve ser o êxtase. Pensa em algo como essa, também do Willians e que é simplesmente emocionante:

Magnífico. E o que dizer então de Alan Silvestri e um de seus inesquecíveis temas? Uma das canções mais queridas de todos os tempos:

É incrível a progressão destas músicas e o modo como elas atingem em cheio a quem ouve. Será que seria do mesmo jeito se elas não estivessem tão encrustadas no imaginário popular? Sei lá, mas creio que sim. Pensem num cara como o Ennio Morricone, por exemplo. Qualquer canção da época dos Westerns Spaghetti seria facilmente reconhecida como um tema de faroeste por qualquer um. Entre todas, esta é minha preferida:

O pensamento se faz real quando pegamos esta que talvez seja a música tema mais perfeita já composta para a obra a qual foi escrita. The Godfather Theme, por Nino Rota:

Outro grande nome a ser citado é o eternamente injustiçado Jerry Goldsmith, que concorreu a diversos prêmios da academia, mas venceu apenas um. E ganhou por conta da imbatível, a indestrutível, a trilha sonora definitiva do horror, Ave Satani de A Profecia:

Vou parando por aqui, com um cara que divide opiniões, mas que sem dúvida é um dos maiores talentos da geração mais moderna, Danny Elfman. Minha preferida? Batman. Perfeita.

10 comentários :

Marcel disse...

Para quem curtiu essa postagem, o RAPADURACAST já fez três edições sobre grandes Maestros do Cinema: John Willians, Hans Zimmer e Ennio Morricone.

Logo abaixo, estarei colocando os links das edições:

http://www.cinemacomrapadura.com.br/rapaduracast/?p=4610
http://www.cinemacomrapadura.com.br/rapaduracast/?p=4802
http://www.cinemacomrapadura.com.br/rapaduracast/?p=5795

=D

Marcel disse...

Quanto ao Danny Elfman, o cara é muito foda.
Ouso dizer que ele tem sido uma das melhores coisas dos filmes do Tim Burton ultimamente.

Já a trilha do Batman, a do Hans Zimmer é fodona...mas a dele é iconica xD

~* DJ' *~ disse...

Não tem quem não ouça a trilha de " Por uns dolares a mais " e não dizer que é do genero Western. Iconica ao extremo.
Sao todos genios, não é a toa que suas msks estão eternizadas em grandes filmes.Mas, dentre todas... ainda fico com o tema de Godfather.
Simplesmente genial o arranjo dessa musica.

SamantaSammy disse...

Olá querido amigo !!!

Arrasou nas escolhas hein, todos incríveis !!!
Foi muito bom ouvir estas obras primas novamente, com ênfase para o tema Godfather e Batman, com certeza !

Um enorme abraço !!!!

Thiago disse...

Mas que bosta de blog, arruma essa lixeira aê....tem muita coisa que deveria estar diferente, um blog não é feito só de crtl x + crtl v igual seus posts

Thiago disse...

Ops missclick....crtl + c

Edu Aurrai disse...

Aham Cláudia, senta lá.

Carlão disse...

http://www.youtube.com/watch?v=gt3OptaZ20Q&feature=related

Muito bom tbm esta.


"Cara, como eu gosto de falar comigo mesmo..." Quando li isto qse atirei no computador

Ana Cavalcantti disse...

Eduuuuuuuuuuu
Ai gente eu chorei ouvindo a do ET sou uma tonta mesmo affffffffffff !!
adorei esse post cheio de cuidados e vídeos !!!

Beijoooooooos

Edu Aurrai disse...

Aninha, não esquenta, eu entendo. Essa parada emociona mesmo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2016. Ninho da Mente