Um dos grandes motivos que contribuiu para a popularização das séries de terror nos anos 80 e 90 foi a veiculação delas na televisão aberta. Muito antes da maldita ideia do politicamente correto invadir todas as mídias das quais pôde alcançar, era extremamente comum a rede Globo e o SBT exibirem filmes das franquias A Hora do Pesadelo, Hellraiser, Brinquedo Assassino, Halloween ou Sexta-Feira 13.
E para isso não tinha horário, fossem 9 da noite ou 3 da manhã, em quase todas as semanas os espectadores eram agraciados durante a programação dessas emissoras com o que de melhor (ou pior) se podia achar em matéria de cinema de terror. Se bem me lembro, eles já chegaram a exibir filmes assim em plena luz do dia nas sessões da tarde da vida. As criancinhas adoravam, visto que na época a TV por assinatura era para poucos por ser bem cara e não atingir a todos os locais.
Hoje em dia o negócio já é mais acessível e os canais abertos acabaram ficando em segundo plano. Se eles decidem passar algo do gênero, normalmente optam por um suspense mais leve ou alguns consagrados, como O Sexto Sentido e Os outros. Talvez seja por não acompanhar mais a televisão, mas sinceramente eu não me lembro de ter visto ser anunciada a exibição de algum filme da série Jogos Mortais, por exemplo.
E continuando o especial Sexta-Feira 13 aqui do NDM, vamos relembrar alguns dos comerciais que apresentavam os filmes naqueles velhos tempos. Até mesmo porque se nós estivéssemos nesta mesma data há uns quinze ou vinte anos atrás, com certeza teríamos algo bacana para assistir na TV na próxima sexta. Só gostaria que eles provassem que eu estou errado.
Sexta-Feira 13, quando ainda era inédito na Rede Globo:
A Hora do Pesadelo, pela primeira vez na televisão através do SBT. Reparem como o narrador anuncia o Freddy Krueger:
Freddy Griguer? Bons tempos aqueles…
Um comentário :
HEUAEUHAUH
"Você conhece o Freddy Griguer?" foi foda!
Pois é, nesses ultimos tempos, a coisa mais pesada que eu vi passar na Rede Globo foi O Exorcismo de Emily Rose. É, foi um caso isolado e, ainda sim, não vale. O filme tem lá alguma "moral da história" e nem mostra pessoas possuídas com cara de corpos submersos a meses.
Hunf, bons tempos aqueles...
Postar um comentário