Uma porrada de novidades sobre A Hora do Pesadelo

sábado, 27 de fevereiro de 2010

freddythumb

Esta última semana foi o verdadeiro pulo do gato em relação a notícias envolvendo o vindouro remake de A Hora do Pesadelo pelas mãos da Platinum Dunes, a produtora de Michael Bay, Brad Fuller e Andrew Form. Pipocaram informações aos baldes e teve de tudo um pouco, de comerciais de televisão à visitas aos sets de filmagem.

Então, como diria Leatherface, vamos por partes. Primeiramente, quatro imagens interessantes que foram publicadas no Bloody Disgusting - que por sua vez as retiraram do site alemão Moviegod.de - e remetem a alguns momentos do Pesadelo de 1984.

Dá uma olhada:

nancy_thompson

tina?

tina?2

Tina?3

Nelas podemos ver a nova Nancy (a esquisitinha Rooney Mara) após um pega-pra-capar com o Freddy, e supostamente a nova Tina, já que, sabe-se lá por que, todos os coadjuvantes ganharam outros nomes e apenas a protagonista Nancy Thompson conservou o mesmo que no original. 

Enfim, logo após essas fotos calhou de ser divulgado o segundo pôster oficial, que aliás lembra bastante o primeiro e apresenta uma tagline bem fraquinha e clichê: “Welcome to your new nightmare”.

freddy_poster2

É isso mesmo, quase idêntica a uma das frases usadas pelo personagem Krueger no mediano Freddy x Jason, frase esta que inclusive pode ser ouvida em seu trailer, com a diferença de soar bem pior desta vez. Mas ao menos o cartaz ficou bom.

Outra coisa bem legal foram as diversas matérias divulgadas por alguns sites que visitaram os sets onde a produção foi filmada. Tem opinião a rodo de gente do Bloody Disgusting, do Collider, do Latino Review, e por ai vai. Podem ficar tranquilos, apesar de eles terem soltado spoilers violentos (obrigado filhos da puta =D), eu irei apenas comentar alguns pontos relevantes das opiniões sobre as visitas.

Logo de cara o que chamou a atenção foi o espanto do pessoal em relação a quantidade de locações que o filme possuí. Disseram que há tantos cenários que até imaginaram que o remake poderia ter umas três horas de duração. Entre eles, deram destaque a algumas cenas que envolvem os pesadelos da gurizada, como a escola – que aparece em ambos os trailers – e uma espécie de caverna toda iluminada por velas.

Também digno de nota foram as conversas com novo Freddy, Jackie Earle Haley, que comentou a respeito do papel sempre fazendo questão de ressaltar o quão incômoda era toda a maquiagem e que teve que encarar sessões diárias de mais três horas até que ela estivesse pronta. Os correspondentes dos sites enfatizaram o que já era previsto, o Krueger da nova geração assemelha-se a uma vítima real de queimaduras e a visão de Haley devidamente caracterizado impõe respeito. Além de meter medo.

Diferente também está a personalidade da nova Nancy Thompson. Segundo a própria atriz Rooney Mara, Nancy agora faz o tipo “goth”, contida e na dela, típico de muitas menininhas ditas “normais” de hoje em dia. Particularmente, esta é uma escolha infeliz. O Rob Zombie já tentou fazer a mesma coisa com a Laurie Strode em seus dois Halloween e deu no que deu.

E chegamos então a parte polêmica. O segundo trailer do filme divulgado na última quinta-feira.

Primeiro, vamos dar uma olhada no dito-cujo:

Seja sincero, qual foi o seu primeiro pensamento logo ao terminar de ver o vídeo? Caso a resposta for fodão, foi o mesmo que o meu. Entretanto, ainda há alguns detalhezinhos que ficaram um tanto esquisitos. E mesmo que os prós superem os contras, não dá para passar batido.

Vamos falar do lado bom.  A ambientação está excelente. Todo esse clima soturno e envolto na escuridão parece dar o tom certo à paranóia que paira no ar. E bota loucura nisso, já que 90% do elenco que surge em cena aparenta estar realmente perturbado e amedrontado. A idéia de mostrar o Freddy sempre na penumbra também funciona, pois não passa exatamente a noção das feições do maníaco e deixa todo um sentimento de curiosidade para saber realmente como ficou.

freddy_shadows

O personagem também demonstra estar fulo da vida com os adolescentes já que desce a faca sem piedade em um, joga outro para fora do carro e amedronta outros com duas frases sarcasticamente sádicas. Uma delas inclusive assemelha-se bastante a outra dita pelo Freddy Krueger original no filme de 1984. Um guri está perambulando por um corredor, de repente as luzes se apagam, o lugar sofre uma transformação e ele diz: “Oh, Deus”. E o Freddy responde: “Não, apenas eu”. No primeiro A Hora do Pesadelo, há aquela cena em que a Tina está fugindo do assassino, quando para em um lugar esmo e exclama: “Oh meu Deus!”. E o Freddy não deixa por menos, olhando com uma expressão de prazer para sua luva de navalhas, diz: “Isto, é Deus”. Blasfêmia pouca é bobagem. A outra frase particularmente assustadora em seu contexto, se você for parar para analisar, é aquela que o personagem quase sussurra com a voz cavernosa de Earl Haley: “Por que está gritando? Eu ainda nem comecei a te cortar…”.

face_to_freddy

Falando nisso, a voz é um dos pontos que deve ser ressaltado, pois casou muito bem com o Freddy. Até mesmo a risadinha característica que pode ser ouvida no trailer ficou convincente. Claro que o Jackie Earle Haley não é nenhum Robert Englund, e eu evito tentar fazer comparações devido ao talento de ambos, mas é exatamente neste ponto que algo começa a tornar-se estranho. O novo Krueger parece muito legal enquanto está envolto em sombras, mas nas partes do trailer que mostram o Jackie mais claramente fica evidente no quesito físico que o ator não goza de qualquer semelhança com o nosso amado Freddy original.

vlcsnap-2010-02-25-12h03m07s77

E  também me parece que os realizadores do filme usaram de um certo exagero na construção das vestimentas mais características do maníaco, o chapéu Fedora, que está enorme, e a icônica luva de navalhas, que agora se assemelham a sabres de samurai. E falando nelas, está ai outro ponto que dá para ficar com pé atrás, já que agora elas parecem elétricas, pois soltam faíscas em contato com outro metal. Sem contar que utilizaram aquele efeito sonoro genérico quando Freddy se move com elas que mais parece o barulho de um cano de aço batendo contra outro amplificado no último volume.

vlcsnap-2010-02-25-12h07m24s69

Algo que também já incomodava no primeiro trailer é a velha mania de pegar atores com vinte e poucos anos nas costas para o papel de adolescentes. E é todo mundo bonitinho e diferente, outra mania do produtores desde o início da geração Pânico. Não que o elenco original fosse mal-afeiçoado, mas não há mal nenhum em fazer as pessoas parecerem um pouco mais normais.

Enfim, essas são críticas irrelevantes que citam hábitos estranhos inerentes as novas produções. De certo modo é até admissível. Porém, tem um pequeno detalhe envolvendo este aspecto que definitivamente não dá para deixar de esbravejar. Veja só, você está lá assistindo ao trailer todo feliz, associando quais cenas foram refeitas respeitando o material original, quando de repente se depara com o terror de muitos dos amantes do cinema. O maldito CGI!

cg1

Será que definitivamente se desaprendeu a fazer filmes sem a ajuda de algum maldito software gráfico? É tão difícil assim realizar cenas procurando utilizar-se do talento e da improvisação, como se fazia antes dos cineastas terem acesso a estes recursos? E isso não é implicância, pois não só em recriações de cenários foram colocados efeitos baseados no uso de imagens geradas por computador, mas também em uma característica que deveria permanecer inalterada, que é a maquiagem do Freddy Krueger!

cg2 

Pois bem, apesar de tudo ainda mantenho as esperanças de que este remake venha para honrar a já clássica franquia original e que o resultado final seja melhor do que esperamos até o momento. Que o Haley seja um Freddy assustador e marcante, e que, por favor, não destruam um dos maiores ícones do cinema moderno.

Ninho da Mente estará de olho a qualquer novidade.

vlcsnap-2010-02-25-12h09m04s132

12 comentários :

Phsms disse...

Fodão, ainda terei as garras do sr. Kruger :3

2 posts em 1:

e já passou a moda do Haiti
agora é a dança do chile
mexe remexe mexe mexe remexe mexe chile mexe mexe remexe mexe mexe remexe o chile mexe remexe mexe mexe remexe chile \o\

Clarisse disse...

"...o lugar sofre uma transformação e ele diz: “Oh, Deus”. E o Freddy responde: “Não, apenas eu”."

UHAuhauhAHUAHUHUAUHAUHa Adoro esse cara!

Mto bommm Aurrai! Sou sua fã! ^^

Kaps disse...

Hohohoh. Vai ser muito tree. Só não sei.. preferia o Freddy original, não sou muito aberta a mudanças.
p.s.: esse ator que fará um dos adolescente, o Thomas Dekker, tem aparecido em tudo quanto é filme e seriado, ultimamente o-o

Naylinha ;) disse...

PORRA... PORRA... eu no minimo falei essa palavra umas 50 vezes até o final do post...! haha
Anteriomente eu tinha comentado que não era muito fã de Jason, Kruger e afins... mas hoje... PORRA... mecheu comigo...!
Remake parece estar bem FODÃO, elenco, caracterização, cenário e PROPAGANDA, afinal ela é a alma do negócio né!
Muito anciosa pra ver esse filme.. e com muito medinho já tbm! hahaha
E realmente as frases 'Oh God.. No, just me' e 'Why you are screeming, i haven't cut you yet' PORRA, foi pra fuder com tudo!
Tá ai, paguei um pau fudido... espero não ser decepcionada! rs
p.s. eu acho que a luva de navalha não é elétrica não, é só atrito.. eu achoo né! ;x
p.s.² realmente ninguem merece mais CGI, cade a originalidade poxa?! Oo

fer_nanda disse...

parece ser muito bom, espero que não fique só no parece... mas confesso que senti saudades do antigo Freddy só vendo mesmo pra saber se esse atual ''apavora'' rsrsrss

Valéria disse...

Eu sou mega fã de Freddy, é a unica coisa eu ainda tenho medo hj em dia é dele, sim eu fico sem dormir depois de ver seus filmes. Eu não gostei nd da idéia de refilmarem esse clássico, sempre sai porcaria, a história aparentemente não vai sofrer muitas mudanças, o q me deixou realmente chateada foi a maquiagem, o principal eles tinham que ter usado a mesma do clássico, era aquilo q dava medo, isso vai dar uma super difrença, quero ver esse filme sim, mas nao sei se vou ter corragem de ve-lo no cinema, mas do jeito q os remakes ficam cada vez mais porcaria, é capaz q desse novo Freddy eu não tenha medo, ai nao tem mais graça rs

Anônimo disse...

Boto fé nesse ai, na minha opinião esse veio pra limpar a imagem desgastada e debochada do Freddy com o decorrer da série.Aliás esse foi um ponto forte q esse parece ter, pois já estava virando comédia os filmes(trash demais)!

Ansioso pois sou grande fã no personagem e o Jackie(é o Rorschach PORRA)parece ter feito um bom trabalho.

Ezequiel disse...

Eu to apostando no Remake, inclusive vou baixar o original só pra relembrar, apesar de que hoje já não vai ser a mesma coisa.

Quando eu assisti o primeiro Freddy, quase mijei nas calças (piralho, 7 anos) e só assisti porque tava na casa dos primos, minha mãe ia me matar mas não ia deixar ver o filme, e aquela classica reação de se esconder em baixo do cobertor buscando segurança, e ficar vendo com um olho só quando aquele som "perturbador" anúnciava uma nova sena sangrenta.

Adrenalina a mil.

ótimo post.

Anônimo disse...

Kellan me pega QQ

Anônimo disse...

saudades do velho freddy.. mais esse parece que vai apavorar tbm.

cassia disse...

sou super fã do freddy ..

meus amigos me acham super doida .. ano passado inteiro (2009) eu só falava sobre a estreia do novo pesadelo .. e esse ano na estréi do novo filme eu estava, lá só pra ver ele .. amo demais ..

eu acho ele lindõ *-*

Anônimo disse...

Cadê a Tina, o Glen? Se é remake, acho que tem que manter os personagens originais e nada de mudar o nome deles. Adoro essa série A Hora do Pesadelo. Vi todos. Não ponho fé em remake porque mudam demais e acaba ficando muito trash!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2016. Ninho da Mente