Não sabe como ajudar o Haiti? Faça música!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

we-are-the-world-haiti

Não há dúvidas de que a recente tragédia que acometeu o Haiti seja um dos acontecimentos mais tristes e trágicos da história recente da humanidade. Milhares de pessoas ao redor do planeta se mobilizaram para arrecadar qualquer tipo de ajuda às vítimas do terremoto. E entre eles muitas personalidades da música, cinema e televisão.

Essa semana mesmo foi lançada uma interessante gravação de “I Put A Spell On You”, canção de Screamin' Jay Hawkins, bastante conhecida através de diversas versões posteriores dentre as quais pode-se destacar a da banda Creedence Clearwater Revival.

A nova empreitada, liderada pelo doidão Shane Macgowan, conta com presenças interessantes como as de Laura White, Mick Jones, Paloma Faith, The Stereophonics, Bobby Gillespie do Primal Scream, Chrissie Hynde do Pretenders, Nick Cave, além de Johnny Depp que contribui com um solo de guitarra no final da música.

Confira:

Cara, que foda! Parece que está todo mundo chapado no estúdio. Meu tipo de canção. Sexy e alcoolizada. Espero que venda bem e que consiga dar uma força para o povo haitiano.

Mas então, outra gravação que foi lançada há algumas semanas atrás revive o clássico oitentista “We Are the World”, desta vez contando com a presença de diversos “ilustres desconhecidos” da nova geração, juntamente com outros famosos como Black Eyed Peas, Enrique Iglesias, Toni Braxton, Jamie Foxx, Barbra Streisand, Janet Jackson, Kanye West, Usher, Miley Cyrus e os Jonas Brothers.

Desnecessário falar a respeito do primeiro evento, mas vamos lá. O  USA for Africa (United Support of Artists for Africa), foi o nome sob o qual quarenta e cinco artistas norte-americanos, liderados por Harry Belafonte, Kenny Rogers, Michael Jackson e Lionel Richie, gravaram o compacto "We Are The World" em 1985. A canção alcançou a primeira colocação na parada de sucessos dos Estados Unidos e do Reino Unido em abril daquele ano.

A maioria dos lucros da empreitada foi para a USA for Africa Foundation, que os usou para ajudar as vítimas da fome e doenças na África, especialmente para a Etiópia. Alguns críticos da ação alegam, entretanto, que o dinheiro arrecadado foi entregue aos governos (muitos dos quais militares) dos países afetados pela fome em vez da população final.

O USA for Africa também realizou um evento beneficente, Hands Across America, no qual aproximadamente 7 milhões de pessoas seguraram as mãos em uma corrente humana durante 15 minutos, num caminho que se espalhava pelos Estados Unidos. Os participantes pagaram 10 dólares para ingressar na fila. O dinheiro arrecadado também serviu para aliviar a fome e a falta de moradias na África.

As receitas combinadas da vendas de "We Are the World" e do evento "Hands Across America" totalizaram cerca de 100 milhões de dólares.

Confira a versão 2010, desta vez em prol do Haiti:

Olha, não que eu queira falar algo a respeito, ajuda é sempre bem vinda, eternamente válida e talvez eu seja apenas um velho chato. Mas essa nova versão, apesar de também bastante emocionante, não chega aos pés da fodaçaralha primeira gravação. É reflexo dos tempos atuais, mas eu senti falta de uma pegada rocker no negócio. E mesmo que tenham homenageado ao Michael Jackson, inserindo imagens do astro no vídeo, acredito que seria mais válido escrever uma nova canção, em rap mesmo, do que refazer uma música que se tornou praticamente folclórica nas mentes das pessoas. Tenho certeza de que se o rei do pop estivesse vivo esta seria a escolha dele. 

Sim, eu sou fanboy do Michael.

Agradecimento: Wikipédia

Um comentário :

Naylinha ;) disse...

Musica.. unindo pessoas e fazendo boas ações *-*
Muito legal as pessoas se mobilizarem assim, mas seria bom que elas ajudassem sempre, não só quando tem catastrofes =/ mas tudo bem, a intenção já valee!
Muito legal os videos... 'I put speel on you' ficou muito bacana!
e a 'We are the world' desse ano ficou boa.. mas a outraa realmente tava melhor ^^

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2016. Ninho da Mente