Não é só nos filmes da série Sexta-Feira 13 que você pode ter a oportunidade de deparar-se com o nosso amigo Jason Voorhees. Os mais diversos seguimentos já foram brindados com o ar da graça do assassino imortal. Procurando pela internet, você irá achar todo o tipo de quinquilharia com o rosto de Jason estampado. A coisa vai de lancheiras e camisetas até bonequinhos fofinhos e action figures.
A própria máscara de hockey usada pelo personagem já se tornou icônica na cultura popular. Mesmo quem nunca assistiu a um filme sequer da franquia consegue identificar no ato a vestimenta. Até hoje ela é figurinha carimbada em festas à fantasia e também no já abrasileirado dia do Halloween. Além disso, Jason também marcou presença nos quadrinhos, videogames e desenhos animados.
Nos games, a aparição mais conhecida envolvendo o personagem é o jogo Friday the 13th, lançado para o falecido Nintendinho no final dos anos 80. É um game terrível de ruim onde o jogador comanda alguns dos monitores do Crystal Lake que vagam por ai enfrentando criaturas sobrenaturais e podem se encontrar com Jason a qualquer momento. O jogo até rendeu um famoso review na internet através do personagem The Angry Vídeo Game Nerd:
Outro camarada famoso no mundo dos games - que recentemente ganhou uma incursão nos consoles da nova geração - é o famigerado Rick, protagonista da série Splatterhouse. Rick é claramente inspirado em Jason. A semelhança era tanta no primeiro jogo que obrigou o fabricante Namco a dar uma modificada no visual do personagem em Splatterhouse 2, temendo um processo por parte da Paramount Pictures.
Nos desenhos animados, Jason já teve aparições em Family Guy, South Park e também em um especial de Os Simpsons. Ele é mostrado junto ao Freddy Krueger na famosa gag do sofá. Em um dos episódios do desenho O Fantástico Mundo de Bobby, os personagens são perseguidos por um Jason genérico chamado Mason. Quem assistiu não se esquece do garotinho exclamando: “O Maasoon está vindo para cá!”.
Jason e a série Sexta-Feira 13 tiveram uma participação significativa no filme Pânico de Wes Craven. A personagem de Drew Barrymore é perseguida por um maníaco que liga para ela em sua casa. Para sobreviver, ela precisa responder a algumas questões envolvendo filmes de terror. Uma das perguntas é: “O nome do assassino em Sexta-Feira 13?”. Ela erroneamente responde: “Jason!”, que só se tornaria o assassino da franquia na parte 2.
Ele também foi o primeiro personagem fictício a ser honrado com o MTV Lifetime Achievement Award, quase um prêmio equivalente da emissora musical para o Academy Honorary Award, concedido na cerimônia do Oscar e destinado a reconhecer a totalidade de uma carreira ao invés de apenas premiar as contribuições individuais de um artista.
Outro momento hilariante de Jason foi a sua participação no The Arsenio Hall Show, um programa de entrevistas norte-americano bastante famoso no início da década de 90. Na ocasião, Jason – personificado por Kane Hodder – foi “entrevistado” pelo comediante Arsenio Hall. Confira um vídeo legendado em português:
O Brasil também já foi palco de muitas citações ao assassino sobrenatural. Por diversas vezes nas histórias da Turma da Mônica, os roteiristas faziam alusões a personagens mascarados baseados em Jason. Nas “Noites do Terror”, famosas em vários parques de diversão pelo país, é certeza que uma hora ou outra você irá topar com algum figurante vestido como o Jason pela frente.
Sem falar que a torcida do São Paulo Futebol Clube tem um carinho todo especial pelo personagem. Tudo começou com uma piadinha do apresentador Milton Neves durante o campeonato brasileiro de 2008. O time estava para lá de mal das pernas, mas acabou se restabelecendo e sagrou-se campeão daquele ano. Foi comparado por Milton ao “Jason de Sexta-Feira 13”, que todos acham que está morto, mas sempre volta para atormentar.
Ainda nos idos de 1991, a Multi-Editora lançou o álbum de figurinhas Terror em Dose Dupla. O álbum reunia os melhores e mais sangrentos momentos dos filmes Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo para as felizes criancinhas daquela época. Tinha de tudo, até figurinhas infantis e bonitinhas com os personagens. Ironicamente, terminava com uma carta que dizia na despedida: “Um abraço, Freddy e Jason!”.
Eu tenho o meu guardado até hoje.
Por fim, vamos de música com a excelente canção “He's Back (The Man Behind the Mask)” gravada pelo roqueiro Alice Cooper e tema do filme Sexta-Feira 13 parte 6: Jason Vive:
Além dessas ainda existem inúmeras aparições do assassino sobrenatural em todos os campos possíveis. Você leitor se lembra de algumas delas? Caso sim, compartilhe as suas experiências conosco.
Um forte abraço e continue acompanhando o especial Sexta-Feira 13 nesta semana no Ninho da Mente.
Um comentário :
Não se você chegou ver essa esquete do Frango Robô sobre Sexta Feira 13: http://www.youtube.com/watch?v=bavGGIUulKw
Cara, ficou muito show =D
Postar um comentário