Segundo a Organização Mundial da Saúde, dentro de 20 anos a depressão se tornará a doença com maior número de casos no mundo, superando outras como a AIDS, o câncer e as doenças cardíacas. Inclusive, será a doença que mais gerará custos econômicos e sociais aos governos, devido aos gastos com tratamento e as perdas de produção.
O curioso - conforme nota publicada no Terra - é que, ao contrário do que se pensa, a maioria dos casos de depressão são registrados nos países mais pobres. O médico Shekhar Saxena, do Departamento de Saúde Mental da OMS, afirmou que o peso da depressão, em termos de perdas para as pessoas afetadas, vai provavelmente aumentar, de modo que, em 2030, ela será sozinha a maior causa de perdas (para a população) entre todos os problemas de saúde.
Shekhar também afirmou que nós poderíamos chamar isso de uma epidemia silenciosa, porque a depressão está sendo cada vez mais diagnosticada, está em toda parte e deve aumentar em termos de proporção, enquanto a ocorrência de outras doenças está diminuindo.
Segundo o médico, os custos da depressão serão sentidos de maneira mais aguda nos países em desenvolvimento, já que eles registram mais casos da doença e têm menos recursos para tratar de transtornos mentais.
O que eu acho de tudo isso?
COM UMA GERAÇÃO DESSAS VOCÊS ESTAVAM ESPERANDO O QUÊ, CACETE?